Foco no cliente!
Boa tarde leitores! Hoje venho falar com vocês a respeito do temido "foco no cliente". Afinal, como evidenciar o requisito 5.1.2? Vamos lá... Muito provavelmente você leitor já tomou ações em sua empresa direcionado ao foco no cliente, seja ele por uma melhoria de equipamento, reuniões de alinhamento com o cliente, melhorias voltados a produtividade e eficiência da produção, tudo isso comprova efetivamente que a empresa auditada possui o foco no cliente.
Fora isso, podemos evidenciar o foco no cliente com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade voltado à certificação ISO, pois uma vez que a empresa decide pela implantação, ela irá tomar diversas ações relacionados pensando no cliente.
Vejamos o que a norma nos diz:
Requisito 5.1.2
Foco no cliente
A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente, assegurando que:
- Os requisitos do cliente e os requisitos estatutários e regulamentários pertinentes sejam determinados, entendidos e atendidos consistentemente;
- Os riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente sejam determinados e abordados;
- O foco no aumento da satisfação do cliente seja mantido.
Observando o requisito, fica claro em nosso entendimento que o foco no cliente deve ser algo que a empresa deve implantar como filosofia. Neste ponto devemos tomar o cuidado para entender que o cliente em que estamos falando não é somente aquele que gera faturamento para a empresa, mas podemos citar aqueles clientes internos, sejam eles: colaboradores, acionistas, a sociedade no geral.